segunda-feira, 8 de julho de 2013

A arte de saber quem cortar da lista de convidados...

Casar é caro, é fato. O dinheiro investido obviamente depende do poder aquisitivo dos noivos ou da família e do tipo de casamento que se quer ter. 

Tudo influencia no preço: a data, a igreja, o espaço da festa, a decoração e, certamente, o número de convidados. 

Excluíndo os casamentos "high society" e considerando os casamentos normais, nos quais os noivos tem custos limitados e a cerimônia privilegia os familiares e amigos mais próximos, é inevitável sofrer ao fazer a lista de convidados. Sempre dá vontade de chamar aquela amiga de infância, que foi importante para você, mas perderam o contato com o passar dos anos e ela não faz ideia da sua vida hoje; aquele colega de trabalho que vai ficar muito chateado se você não o convidar, mas vocês tem um relacionamento profissional e nunca tomaram um chop fora do horário comercial; aquela tia do interior, amiga dos seus pais que você viu pela ultima vez quando tinha 8 anos; o colega de trabalho da sua amiga solteira que você nunca viu na vida, só para que ela não se sinta  sozinha e por aí vai. 

Sempre vai ter gente demais para chamar e budget de menos para usar, na maioria das vezes, então, como fazer o filtro e saber quem convidar?

Achei esse gráfico na internet e fez sentido para mim. Ajuda a pensar quem realmente é indispensável no casamento. Porque realmente o casamento é o momento mais importante da vida do casal, provavelmente até o nascimento dos filhos, mas o lado financeiro da situação tem que ser levado em conta. 



E no final das contas, daqui há 5, 10, 20, 50 anos, o que todo casal quer é olhar para o seu álbum de fotos e pensar naquele momento especial e ver que ali estavam mesmo as pessoas indispensáveis, que realmente fizeram e fazem parte da vida do casal. Todo o tempo tem gente entrando e saindo das nossas vidas, mas são os "indispensáveis" que você quer que permaneçam no dia a dia, na mente e no coração. 

E os amigos de verdade e os colegas de trabalho maduros e sensatos entendem os filtros e querem te ver feliz, então, certamente, vão desejar a felicidade do casal e não vão ficar martirizando os noivos por não terem sido convidados ou por não convidarem alguém que ELES gostariam que fosse ao SEU casamento.

E, quem não entender, certamente faz parte da listinha das pessoas totalmente dispensáveis, aquelas que já não merecem seu respeito hoje, muito menos no futuro, portanto, não precisam ser convidadas mesmo para o momento mais importante da sua vida. Aprendi a não sofrer por esse tema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário